Fases do exame de um negócio
Numa negociação de venda e compra de um negócio,
o valor da transação é inicialmente estipulado pelo vendedor, o qual tem a
expectativa de passar adiante o empreendimento por um bom preço; a expectativa
de quem compra é igual - um preço bom -, mas sob sua ótica, valor justo que
possibilite a recuperação do capital em menor tempo possível.
Enquanto o vendedor está focado somente no valor da venda,
o comprador tem diante de si um leque de dúvidas e interrogações. Os dados
fornecidos são confiáveis? Existem passivos ocultos? Há litígios
trabalhistas e fiscais futuros? Há tempo suficiente para maturação da idéia e
negociação? Que argumentos e fatos disponho para forçar baixa de valor? Qual
seria a melhor forma de pagamento?
Como realizar o exame de uma empresa em vista? Como, em
meio a bruma, exercer uma aproximação ao objeto em estudo de modo cauteloso,
garantir uma dedução confiante, chegar a uma conclusão firme, sólida o bastante
para uma decisão inabalável?
Para mantermos o domínio do objetivo traçado, devemos nos
acercar da empresa de nosso interesse por meio de uma sequência de
procedimentos que nos possibilitem o alcance da meta pretendida, e inicialmente
nos valermos de números, indicativos, controles e checagem específicos. Essa
série de passos deve ser operada com confiança, de modo perseverante e,
sobretudo, mente aberta, sentidos em alerta, orientação flexível sem se desviar
da programação e etapas necessárias, quais sejam:
a) entrevistar o
dono ou vendedor da empresa;
b) visitar as
instalações da empresa;
c) levantar a
situação econômico-financeira;
d) organizar os
dados econômico-financeiros obtidos e análise preliminar;
e) analisar a
situação operacional;
f) analisar o
posicionamento estratégico;
g) identificar os
riscos do negócio;
h) efetuar planejamento
e projeções do negócio;
i) estudar a
situação econômico-financeira após as projeções;
j) verificar a
viabilidade financeira do negócio;
k) determinar o
custo do capital a ser empregado no negócio;
l) calcular o valor
estimado do negócio;
m) executar
atividades finais do processo de compra (documentação, negativas nos órgãos
públicos, auditoria etc.)
Na entrada de sócio, o processo é semelhante.
Na abertura de empreendimento novo, a problemática pode
ser até mais complexa, visto que inexiste o passado do empreendimento para uma
mensuração objetiva e segura.
Em resumo, observações, números, projeções, análise e
decisão.
É nossa intenção
disponibilizar artigos resumidos sobre cada fase acima listada. O conteúdo mais
elaborado e abrangente pode ser obtido no livro "COMO SABER SE UM NEGÓCIO É BOM (ANTES DE FAZER NEGÓCIO)"
- autor Paulo Strelczuk - Editora Novatec.
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