Projeções da empresa antes de fazer negócio
No artigo anterior, "Fases do exame de um
negócio" listamos
as principais atividades que devem ser feitas numa transação de compra de
empresas, as quais se aplicam também na aquisição de quotas de sociedade, bem
como na abertura de negócio novo, análise do próprio negócio etc.
Naquele artigo, fizemos constar dois itens que,
infelizmente, são desconhecidos pela maioria das pessoas que se propõem a
analisar uma empresa antes da sua compra. São eles:
- efetuar planejamento e projeções do negócio;
- estudar a situação econômico-financeira após as
projeções.
Retomamos, pois, a questão e vamos tentar
elucidar o caso. E iremos fazê-lo com a seguinte constatação: via de regra, o
comprador de uma empresa executa análise da mesma por duas dimensões, quando o
correto é percorrer uma terceira.
Na análise econômico-financeira da situação atual
(atividade listada no artigo anterior) aborda-se a empresa pela dimensão do
passado, pois levantar receitas e despesas na média de últimos meses, ou padrão
normal condicionado ao modelo de gestão vigente, nada mais é do que a visão do
passado moldando o presente.
No exame dos aspectos operacionais e estratégicos
(também consta naquele artigo), trabalhamos com a dimensão do presente, pois a
realidade operacional e a posição estratégica da empresa é, na realidade, o
presente sustentado pelo passado.
Mas e o futuro?
Portanto, aqui vai uma orientação
decisiva, um ponto final categórico: no processo de avaliar negócios, toda e
qualquer definição assenta-se na perspectiva do futuro. De nada servem as
avaliações positivas do chek-up baseado no presente se não estivermos
preparados para antever a empresa no amanhã.
Conclusão: o comprador deve estender
seu olhar, seu raciocínio, sua intuição além do tempo atual, ou seja, para um
horizonte mais longínquo.
Numa negociação de compra de uma
empresa, ainda na fase preliminar de contatos e sondagens, o empreendedor já
deve se visualizar no exercício integral de comando do empreendimento, e como
tal pensar no seu próprio modelo de gestão, isto é, que providências
implantaria de imediato: aumentar as vendas, diminuir os custos, investir em
novos equipamentos etc.
Isso é essencial porque não se
recomenda que a empresa, sob nova administração, permaneça no mesmo patamar da
gestão anterior, numa mera continuidade do estado presente, estacionado num
ciclo operacional repetitivo, sem mudança de posicionamento no mercado. O
importante ao comprador, na qualidade de comandante da organização, é ter em
mente que se torna imperativo implementar um toque pessoal, inovador, com
intuito de impulsionar o crescimento dos negócios. Por isso é necessário que,
ainda na fase de negociação, se pense em diferentes cenários e se faça
projeções adequadas a cada realidade possível. Mas só se pode cumprir
satisfatoriamente essa tarefa mediante o conhecimento da realidade presente.
Por isso, o levantamento da situação operacional e estratégica é a base para o
trabalho nesta etapa.
Essa recomendação - a de projetar
a empresa no amanhã - aplica-se de igual forma a quem estiver entrando como
sócio; aliás, é imprescindível esse exercício, pois nesse momento testam-se os
demais sócios no que é fundamental numa relação que se inicia: as novas idéias
serão aceitas? - a menos que a participação na composição societária não
influencie nas decisões.
Para quem estiver montando e
iniciando o seu próprio negócio, é mais do que óbvio a necessidade de um
planejamento.
Porém, o motivo maior dessa recomendação
de se pensar em planejamento está nos seguintes pontos:
• a previsão das
atividades empresarias e seus reflexos no resultado e demais números antecipa a
você se o negócio será bom;
• possibilita calcular
com mais precisão o valor da empresa, pois seu valor atual se torna relativo ao
se projetar o futuro, eis que há diferentes valores de acordo com diferentes
cenários.
O nosso livro
"COMO SABER SE UM NEGÓCIO É BOM (ANTES DE FAZER NEGÓCIO)", da Editora
Novatec (www.novatec.com.br), esclarece em detalhes como realizar as projeções
da empresa antes de concluir o processo de sua compra, ou de início de
atividade de empresa nova, ou aquisição de quotas de sociedade etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário